Você sabe o que é Avatar no Marketing Digital? Conhece sua importância? Sabe como definir o seu da forma correta?
Neste artigo eu vou responder estas e muitas outras perguntas que provavelmente enchem sua cabeça de dúvidas. Principalmente se você for iniciante no mercado digital.
Mesmo que você já saiba o que é Avatar no Marketing Digital, não deixe de conferir este artigo até o final, pois eu vou mostrar também como você definir o seu da maneira correta e como isso pode te fazer ter mais resultados.
Portanto, confere até o final e anote os pontos chaves, pois aqui vai conter códigos riquíssimos, capazes de mudar o nível do seu negócio.
Então, vamos começar pelo básico:
O que é Avatar no Marketing Digital
Avatar é a descrição de um cliente hipotético, típico e ideal, para o seu negócio.
Basicamente, o Avatar é uma “imagem” ao qual você deve focar toda a sua comunicação e técnicas, para converter em vendas.
Ele é baseado em informações reais sobre o comportamento e as características demográficas dos seus clientes em potencial.
Antes de te falar exatamente qual é importância disso e como você deve utilizá-lo para alavancar o seu negócio, eu vou te contar uma história…
História do Don Juan e o Jovem Aprendiz de Caçador
Certa vez um jovem queria aprender a caçar e solicitou ajuda a Don Juan, que já era um experiente caçador.
Don Juan prontamente se propôs a ajudar o jovem. Então, solicitou que no dia seguinte ele o encontrasse na floresta, levando consigo papel e caneta.
O Jovem falou tudo bem, porém, estranhou bastante.
Em sua cabeça, ele imaginou que Don Juan solicitaria que levasse arco, flecha, espada, enfim… algum armamento para realizar a caça.
De qualquer forma, no dia seguinte o jovem compareceu na floresta com papel e caneta.
E então, Don Juan lhe disse:
Jovem, agora você vai passar o dia inteiro observando a sua presa.
Anote quais são os hábitos dela, qual o caminho ela percorre, quando ela dorme, quando acorda, quando se move, a forma que se move, etc.
Enfim, anote tudo sobre ela.
Dentro de alguns dias o jovem já conhecia tudo sobre a presa e sabia exatamente o momento certo de atacar.
O que tornou sua caçada muito mais simples.
Ok! Mas e o que tem haver com Avatar e o Marketing Digital?
Conheça o Seu Cliente
Neste caso, não é a presa que você vai analisar e sim o seu cliente.
Você conhecendo bem ele, vai saber exatamente como se comunicar, qual a forma correta e momento exato de converter uma venda.
Obs.: Não necessariamente serve só para vendas. Pode servir também para que você faça ele assistir um vídeo seu, clicar em um link, baixar alguma coisa, etc.
O poder de conhecer exatamente os hábitos, formas de agir e pensar do seu cliente é absurdo.
Esse estudo é uma arte, é um diamante. Se você souber fazer bem isso, seu negócio certamente vai atingir um outro nível.
Entretanto, o que mais vejo acontecer é de pessoas iniciantes no mercado digital negligenciar totalmente essa parte. O que é um erro absurdo.
Inclusive fiz um artigo bem top, falando quais são os principais erros dos Afiliados Iniciantes.
Portanto, se você for afiliado que está começando agora, é extremamente importante que você leia este artigo com antenção. Clique Aqui para ler!
Agora que você já aprendeu o que é Avatar no Marketing Digital e qual é a importância dele para o seu negócio, chegou a vez de você aprender a definir o seu corretamente.
Como Definir o Avatar
Primeiramente, para definir o seu avatar corretamente, visualize como é o seu cliente típico ideal.
Dica: Se for um nicho que você está começando agora e ainda não tem muito ideia de como é o seu Avatar, entre em alguns grandes canais deste nicho no youtube e/ou Instagram e faça uma análise do perfil das pessoas que interagem lá.
Para começar a sua definição de Avatar é importante utilizar dados sociodemográficos, como:
- Idade;
- Sexo;
- Estado Civil;
- Onde Mora;
- Profissão;
- Nível Educacional;
- Salário médio anual.
Com os dados sociodemográficos mapeados, é o momento de ir para a parte dois da definição do avatar. Mapear os hábitos.
Os principais hábitos que você deve mapear são:
- Canais do Youtube que segue;
- Blogs e sites que frequenta;
- Programas de televisão que assiste;
- Canais de informação de notícias (revistas físicas ou digitais);
- Livros mais lidos;
- Influenciadores do mercado;
- Usuários mais frequentes de Desktop ou Mobile.
Para finalizar a definição do seu Avatar você precisa fazer o Mapa de Empatia, listando os pontos a seguir:
- O que diz?
- O que faz?
- Quais são suas dores?
- O que vê?
- O que escuta?
- Quais são os seus desejos?
- O que pensa e sente?
Para concluir, dê um nome e de preferência coloque uma foto para representar o seu Avatar / Persona.
É importante que você tenha tudo isso salvo em uma planilha do Excel ou em algum outro programa de sua preferência, pois você precisará consultar este estudo em vários pontos do seu projeto.
Isso vai te servir como base para toda comunicação, criação de campanhas, copy`s , etc.
Este é um material de muito valor para o seu projeto, afinal, é preciso conhecer sua presa para saber o momento certo de atacar, não é mesmo?
Conclusão Sobre O que é Avatar no Marketing Digital
Espero que você termine de ler este artigo tendo muito claro em sua mente o que é Avatar no Marketing Digital e sua importância.
Pode ter certeza que todo bom profissional de Marketing gasta horas ou até mesmo dias fazendo essa análise.
Portanto, não negligencie esse processo de forma alguma.
Lembrando, que conforme você ganha experiência de mercado em determinado nicho, consequentemente você passa a conhecer melhor o seu cliente.
Dessa forma, procure sempre revisar esse estudo e mantenha a definição do seu avatar e constante evolução.
Quanto mais rica for a sua definição, mais poder de vendas te dará. Em consequência, mais dinheiro no seu bolso.
Agora me conte, você já sabia exatamente o que é Avatar no Marketing Digital? O quão importante ele é? E sabia definir o seu com tamanha riqueza de informações?
Me conte aí nos comentários e aproveite e me diga o que achou do artigo…
Tmj e é só o começo. 👊🏻
[…] O que vai te auxiliar a encontrar estes reais medos, desejos e dores do seu cliente, é fazer um estudo aprofundado do Avatar. […]
[…] Para fazer isso da maneira correta, é necessário conhecer muito bem as dores e as objeções do seu Avatar. […]
Estava justamente procurando informações sobre avatar no marketing digital, e achei esse texto que gostei muito. Dicas que vou começar a utilizar já para somar mais em meu negócio. Obrigado 😉
Fico feliz em poder contribuir de alguma forma com o seu projeto.
Obrigado pelo feedback!
Precisando é só chamar
[…] Existem diversas maneiras de fazer isso, sendo uma das mais eficazes por meio de pesquisas e análises do seu público-alvo, conhecido como estudo de avatar. […]