Você deseja saber como aumentar suas vendas, sem ser um vendedor mala? Conhecer melhor a arte de “escrever para vender”? Entender o que é um Gatilho Mental?
Portanto, neste artigo te mostrarei o poder que cada Gatilho Mental tem para aumentar absurdamente sua conversão nas vendas, de forma natural e sem forçação de barra.
O que são gatilhos mentais?
“Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com as emoções e percepções sociais presentes em todos os seres humanos.”
Em outras palavras, são técnicas utilizadas para que o seu cliente ou prospecto tome ações no “piloto automático”.
Enfim, deseja descobrir quais são estes Gatilhos Mentais?
Então, acompanhe aí a leitura que vou listar para vocês os 5 mais PODEROSOS e como você pode usá-los no seu dia-a-dia.
Os 5 gatilhos mentais que você aprenderá nessa leitura são:
- Gatilho Mental da Escassez
- Gatilho Mental da Autoridade
- Gatilho Mental da Afinidade
- Gatilho Mental da Prova Social
- Gatilho Mental da Reciprocidade
Só que antes de destrinchar cada um desses, preciso te dizer uma coisa…
Por que esses gatilhos mentais são tão importantes?
Simples! Eles são responsáveis por ativar comportamentos, portanto quando bem empregados, vendem MILHÕES.
Primeiramente, é essencial que você conheça-os muito bem, para assim usá-los em todas suas negociações.
O que certamente ocasionará em um aumento enorme de vendas.
TOP d+ né? Então, bora para o nosso primeiro Gatilho Mental Poderoso.
Gatilho Mental da Escassez
Afinal, você já deve ter ouvido falar de que o sentimento de perda é muito mais impactante do que o sentimento de ganho, né?
Pois bem, se nunca ouviu, fique sabendo que é a mais pura verdade.
Este gatilho é o que ativa o sentimento de perda no seu cliente ou prospecto. Onde você deve anunciar seu produto ou serviço com algum limitador.
Aliás, para exemplificar melhor, te listarei alguns dos diferentes tipos de Gatilhos de Escassez:
- Escassez de Preço: Na sua comunicação deve deixar claro que aquele preço é por tempo limitado e a partir de tal data o preço aumentará.
- Escassez de Vagas: O poder desse é absurdo. Como o nome dele já diz, na sua comunicação você deve mostrar que as vagas são limitadas. Se o produto for bom, tenho certeza que seu cliente não vai querer correr o risco de ficar sem, né?
- Escassez de Bônus: Neste você oferece uma quantidade de Bônus Extra até atingir tal marca de clientes ou até determinada data.
Você pode também trabalhar com a ideia de lotes. Costumam funcionar muito bem também com este gatilho.
As pessoas estão super acostumadas a ouvir o ditado de “Precisou perder para dar valor. “. E elas morrem de medo de “precisar perder”. Isso explica o porquê deste gatilho ser tão poderoso.
Pode observar que muitas vezes, a maior parte das suas vendas são feitas durante a última chamada da campanha.
Gatilho Mental da Autoridade
Neste gatilho eu tenho duas notícias para te dar, uma boa e uma ruim.
A boa é que a partir do momento que você se tornar autoridade no mercado em que atua, todos vão se sentir mais seguros e confortáveis em comprar contigo.
Portanto, muitas vezes, será o cliente que vai te procurar e não o contrário.
A ruim é que virar uma autoridade é um processo demorado, portanto você precisará se dedicar bastante.
Estude bastante sobre a sua área de atuação, mostre sua formação, experiência e resultados significativos que ao poucos você vai construindo sua autoridade.
Primeiramente você deve conhecer muito bem o que está vendendo, que assim terá muito mais segurança para divulgar e também para quebrar objeções.
Saiba também, que é sim possível usufruir deste Gatilho Mental poderoso enquanto você galga o caminho para se tornar uma autoridade.
Basta que alguma autoridade endosse o que você está vendendo.
Como por exemplo, se você for vender algum produto de emagrecimento, procure ter o endosso de algum nutricionista famoso ou então de algum Digital Influencer relacionado ao assunto.
Isto certamente tem um poder de conversão extraordinário.
Gatilho Mental da Afinidade
Todos nós preferimos comprar com pessoas que temos mais afinidade, correto? Então, este gatilho se trata de você criar um laço de afinidade com o seu cliente.
Para isso, você deve mostrar que já esteve no lugar dele e sabe o caminho exato que ele deve percorrer para sair de um ponto e chegar em outro. Mostrando assim, que o seu produto pode solucionar o problema dele.
Só não se esqueça que a sinceridade deve ser a base de qualquer negociação.
Não invente historinhas para vender. Seja sincero e entregue o prometido. Ou melhor, de preferência entregue melhor do que o prometido.
Outro ponto muito importante neste gatilho poderoso, é que para conseguir criar uma afinidade com o seu cliente, você precisa conhecer muito bem ele.
Eu mesmo sempre tive bastante dificuldade em utilizar este gatilho.
Depois de muito tentar, errar, estudar e aprender… Eu descobri que minha maior falha estava na criação do Avatar, na definição da Persona ao qual eu me comunico.
Sabendo que a definição do Avatar é um ponto que muitos negligenciam. Eu dediquei um capítulo inteiro para falar sobre este assunto no meu E-BOOK – Método Acelerador de Resultados.
Para descobrir como definir o seu Avatar e aprender muitas outras técnicas fantásticas, capazes de fazer o seu negócio decolar de vez, basta baixar gratuitamente o E-BOOK que disponibilizei abaixo:
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Gatilho Mental da Prova Social
Pense na seguinte situação: Você decide parar para almoçar e encontra dois restaurantes que não conhece em uma rua qualquer, um está lotado e o outro vazio.
Qual você escolheria?
Provavelmente escolha o restaurante lotado, afinal somos seres sociais e temos a necessidade de participar de um grupo, portanto muitas vezes tomamos atitudes baseadas na opinião dos outros.
Enfim, lhe apresento outro Gatilho Social Poderoso, o da Prova Social. Que nada mais é do que, mostrar para o seu cliente cases de sucesso e depoimentos sobre seu produto.
Só não me vai apresentar cases falsos, hein? Tenha ética e SEMPRE conte casos ou histórias REAIS. Do contrário, você pode estar dando um tiro no próprio pé.
Gatilho Mental da Reciprocidade
Aliás, eu já comprei um produto no supermercado apenas porque ganhei uma amostra grátis.
E você, já? Já te ativou aquela “obrigação” de retribuir?
Então, este é o nosso Último Gatilho Mental Poderoso, o Gatilho da Reciprocidade.
Enfim, este gatilho consiste em você entregar algo gratuitamente para o seu cliente e isso ativar nele uma vontade inconstante de retribuir.
Mas para que funcione perfeitamente, você precisa prestar bastante atenção em alguns pontos:
- Você deve entregar gratuitamente algo de real valor para o seu cliente.
- Você deve dar sem esperar nada em troca.
- Ter uma vontade genuína de ajudar.
Na minha opinião, o Gatilho Mental da Reciprocidade é um dos mais poderosos. E ele pode ser praticado no seu dia-a-dia, mesmo sem ser em negociações ou algo do tipo.
Procure ter uma vontade genuína de ajudar e contribuir para com os outros, que você verá a transformação enorme que isso vai trazer para a sua vida.
Se você desejar conhecer outras formas para alavancar suas vendas, eu preparei um conteúdo bem bacana em outro artigo, no qual eu mostro um truque bastante usado pelo Mc Donalds e como você pode utilizar em seu Negócio.
Conclusão
Os gatilhos mentais possuem o poder de levar o seu negócio para outro nível. A partir do momento que você aprende a utilizá-los se torna impossível não ganhar mais dinheiro na internet.
Quer estudar este assunto mais a fundo?
Assista este meu vídeo no youtube:
Mas e aí, me conte o que você achou destes Gatilhos Mentais Poderosos? Qual mais te agradou? Já costuma usar eles? Deixe seu comentário, bora interagir. 😀
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