Você deve estar se perguntando O que é ROI no Marketing Digital e porque isto é importante para o seu negócio.
Pois bem… É exatamente este conceito que você vai aprender neste artigo.
O que é ROI no Marketing Digital?
A Sigla ROI vem do termo em Inglês “Return of investment”, que traduzindo para o português fica “Retorno sobre o Investimento”.
No Marketing Digital o ROI é a métrica que te mostra o retorno financeiro que você obtém através dos seus investimentos em campanhas de Marketing Digital.
Explicando de uma forma ainda mais simples, é a métrica que diz qual é o seu lucro de fato, após retirar seus gastos com suas campanhas.
Independente da sua área de atuação e do tipo do seu negócio, uma coisa é fato. Você precisa estar na internet e trabalhar com campanhas.
Portanto, essa métrica vai ser de suma importância para a sobrevivência do seu negócio, seja ele qual for.
Qual a real importância do ROI?
É através do ROI que você consegue medir se sua campanha está dando certo ou não.
E baseado nisto, você tomará decisões importantes para o seu negócio, como em qual canal investir mais por converter mais, quais estratégias devem ser aprimoradas ou até mesmo abandonadas.
Enfim, é através dessa simples métrica que você consegue ter um aparato geral de qual estratégia de marketing digital coloca mais dinheiro no seu bolso.
O que consequentemente ajuda o seu negócio a crescer e ser mais lucrativo.
Mas não se assuste, não é algo complexo de ser calculado e medido. Muito pelo contrário, é super simples.
Agora que você já sabe o que é ROI e sua importância, vou te mostrar o principal.
Como Calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento)
Para calcular o Retorno Sobre o Investimento (ROI) é bem simples, basta seguir a fórmula:
(Lucro das vendas – valor investido ) ÷ valor investido
Para ilustrar, vamos supor que você investiu 500 reais em uma campanha de marketing e que isso lhe gerou 1000 reais em vendas.
Então, a conta do seu ROI ficará da seguinte forma:
(1000-500)/500 = 1
Nessa suposição o ROI da sua campanha foi 1, ou seja, você obteve o retorno de 1 vez maior do que seu investimento, a nível percentual, seu ROI foi de 100%.
Bem simples de calcular, não é mesmo?
Conclusão de O que é ROI no Marketing Digital
Nas suas campanhas de marketing existem vários números importantes a serem analisados para que você consiga definir o rumo do seu negócio, entretanto, o ROI é de fato o mais importante de todos.
Você precisa ter esse valor muito bem planilhado, pois, sem ele você não consegue sequer saber se o seu negócio está dando lucro ou não.
Enfim, espero que você tenha compreendido tudo sobre o que é ROI no Marketing Digital e aprendido também a importância que essa métrica tem.
Porém, se mesmo assim tiver restado qualquer dúvida, deixa aí nos comentários que terei enorme prazer em responder.
Incrível artigo Leandro, top demais, obrigado por compartilhar 🤗
De nada, que bom que gostou.
Gostei bastante das sua dicas, você esclareceu bem.
Obrigado!
Obrigado Rafael. Qualquer coisa é só chamar.
Texto muito interessante. Vou utilizar essas dicas pra melhorar minha administração aqui. Eu estava com dificuldades na hora de orçar um trabalho, e essas regras vão ajudar muito. Parabéns!!!