Neste artigo vou te passar a minha visão do que esperar para o Marketing Digital em 2022.
Esses 2 anos de pandemia serviu como um acelerador para o Marketing Digital, não apenas no Brasil, como no mundo.
Parece que agora, de fato o mundo acordou para essa área e viu que uma empresa não sobrevive se não estiver na internet.
Portanto, ou você está na internet ou seu negócio está fora do jogo. Mais do que nunca isso é um FATO.
Atenção: Se você ainda não trabalha com Marketing Digital e não tem um negócio próprio na internet, sugiro que faça a leitura deste artigo >> AQUI << antes de mais nada.
Ok! Mas e o que esperar do Marketing Digital em 2022?
Marketing Digital em 2022
Vou te listar 9 pontos para você se preparar para o ano que está por vir.
1 # – Foco na entrega
O Marketing Digital evoluiu absurdamente com a pandemia e cada dia existem mais profissionais neste meio.
Portanto, a concorrência aumentou bastante também.
Dessa forma, se você quer continuar no jogo, em 2022 precisará ter um foco maior na entrega.
Ou seja, gerar mais resultados para os seus alunos e/ou clientes de um modo geral.
A concorrência vem aumentando a cada ano, então, a tendência é que cada vez mais aumentará a necessidade de entregar algo a mais, para ter melhores resultados.
2 # – Foco no LTV
LTV para quem não sabe é Life Time Value.
Em outras palavras, o valor que o cliente te retorna ao longo do tempo.
Para se manter neste mercado jogando em alto nível, você precisa fidelizar o seu cliente.
Dessa forma, vender mais vezes para um mesmo cliente.
Conforme dito no ponto anterior, a concorrência vem aumentando bastante, portanto, o preço do LEAD vai ficando mais caro, aumentando assim o valor que você precisa investir para captar um cliente.
A solução para isso é ter uma esteira de produtos, fidelizar seu cliente e vender mais vezes para o mesmo.
3 # – Menos Venha a Nós e mais Vosso Reino
Ainda seguindo o raciocínio de que a concorrência vem aumentando progressivamente, em paralelo isso cria a tendência de entregar mais conteúdo de valor gratuitamente (mais vosso reino).
O game está mudando, entregar conteúdo raso e esperar que o cliente venha até você e compre, não cola mais.
A tendência é que se torne quase que obrigatório a entrega de um conteúdo de valor, gratuitamente. Claro, se você quiser ter resultados highlevel.
4 # – Marcas mais humanizadas
Da mesma forma que já foi tendência em anos anteriores a “robotização” de quase tudo, agora está sendo mais necessário humanizar.
Principalmente sua marca! Pessoas se conectam com pessoas.
Se torna cada vez mais necessário a criação de vínculos, geração de movimentos, criação de uma TRIBO.
O espírito de comunidade se torna cada vez mais presente no meio do marketing digital. Fique muito atento quanto a isso.
5 # – Ou você é influenciador ou então é influenciado
Você precisa ser visto para ser lembrado, portanto, abra sua boca para o mundo. Em 2022 aumentará a importância dessa presença no mundo digital.
Claro, que profissionais low profile vão continuar existindo. Ainda vai ser possível ganhar dinheiro na internet sem aparecer.
Porém, dar as caras e abrir a boca se torna cada dia mais importante.
6 # – Tiktok
A forma de comunicação na internet vem mudando, o próprio Instagram começou a valorizar mais vídeos.
Eis que surgiu uma rede social focada em vídeos, rápidos e descontraídos. E a tendência é que esta forma de entregar conteúdo e a utilização do TikToke só aumente.
Não deixe essa onda passar sem surfar ela.
7 # – Explorações de novos meios de contato
Conforme dito em alguns itens anteriormente, é necessário fidelizar seu cliente e se conectar com eles.
Portanto, a exploração e aumento das formas de meio de comunicação para com os clientes vem se tornado uma realidade.
Então, explore ao máximo tudo que está a seu alcance, como as redes sociais, whatsapp, youtube, telegram, e-mail, etc.
Alguns players já vem inclusive utilizando ligações automáticas para fazer remarketing.
8 # – Menos gravações e mais ao vivo
Fazer lives já é algo comum no meio do marketing digital, porém, tudo indica que isso ganhará ainda mais força.
A entrega de conteúdo ao vivo é algo de extrema importância no marketing digital.
9 # – Utilização de modelo de documentário
Com o aumento da concorrência requer também uma mais necessidade de inovação, para assim entregar algo diferenciado.
Vários modelos de lançamento já se popularizaram no marketing digital.
Lançamentos sementes, internos, desafios, passarianos, possuídos, etc.
Semana do XYZ já é feita a rodo por aí…
Eis que começam a surgir novos lançamentos que fogem um pouco das cartilhas padrões.
Super produções na pegada de documentário começam a aparecer. E em 2022 a tendência é que isso aumente.
Desde reality shows até super produções de documentários vão ser cada vez mais frequentes.
Conclusão – Marketing Digital em 2022
Neste artigo não apenas te passei as tendências para o Marketing Digital em 2022 como também te dei dicas de pontos para implantar no seu negócio.
Entretanto, o ponto chave deste artigo é te mostrar a necessidade de se profissionalizar e ter um diferencial no seu trabalho.
Leia o artigo com atenção, senta a bunda na cadeira, pega um papel e uma caneta e DESENHA UMA ESTRATÉGIA para 2022.
Se você trabalha de forma amadora, pare agora com isso e adote uma estratégia. Faça um planejamento para o ano que vem e pode ter certeza que você levará seu negócio para um próximo nível.
Dúvidas, sugestões ou o que for… Deixe aí nos comentários e bora trocar uma ideia. 👊🏻
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Eu acho que é apenas o começo da marketing digital e temos muito que evoluir ainda
Para quem já vende na internet já deve ter ouvido o Termo Landing page, que é nada mais que uma página de vendas, mas você sabe o que diferencia uma landing page de alta conversão de outras páginas comuns?
Preparei um material onde explico tudo sobre isso, vale muito a leitura:
nullRealmente o Marketing Digital está em constante mudança, não apenas anualmente mas todos os dias, é muito importante sempre acompanhar as mudanças do mercado para manter a relevância do seu negócio! ótimo post. Parabéns!
O marketing digital ainda tem muito a evoluir,creio que não usamos nem 5% da sua capacidade.