LEANDROPRETTI - Copywriting | O que é e como ganhar dinheiro com isso

Copywriting | O que é e como ganhar dinheiro com isso

Neste artigo você vai aprender tudo sobre copywriting, o que é e como fazer uma COPY vencedora que pode te render milhões.

Copywriting, este é um termo muito comum no meio do Marketing Digital, mas afinal, Copywriting o que é isso?

Copywriting – O que é?

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Copywriting, ou também conhecida simplesmente como COPY no meio digital, basicamente é uma forma de escrever ou falar persuasivamente, com objetivo de levar a quem está lendo ou ouvindo realizar determinada ação que você deseja.

Muitos acreditam que copy serve apenas para vender, entretanto, isso seria subestimar muito o poder do Copywriting.

Copywriting não se resume apenas em escrever de forma que leve alguém a comprar algo de ti.

Claro que COPY é ótimo para vendas e é uma das principais responsáveis pelas suas conversões / vendas. Quiça, a principal. Porém, ela não se resume apenas a vendas.

Para que serve Copywriting

Conforme já mencionado, serve para levar alguém a comprar algo de ti e não apenas isso, como também a clicar em determinado botão, assistir um vídeo até o fim, engajar contigo, ler determinado artigo, etc.

Enfim, serve para persuadir a pessoa a tomar determinada ação que você deseja. Seja ela qual for.

A copy pode ser usada em todo lugar que você quer se comunicar com seu cliente, como exemplo as redes sociais, e-mails, artigos, videos, página de vendas, etc.

Antes de aprender a criar COPY’s que vendem milhões, é importante que você conheça:

A arte de ser um bom vendedor

Um bom vendedor deve apresentar argumentos lógicos e emocionais.

Serão os argumentos emocionais que vão fazer a pessoa comprar, entretanto, é importante mostrar também argumentos lógicos, para a pessoa poder justificar o seu próprio racional.

Vou dar um exemplo superficial de uma venda de um carrão para um homem…

Argumento emocional: Com esse carro a mulherada vai te olhar… Olha esse teto solar? Seus amigos vão morrer de inveja e você vai tirar a maior onda. Imagina como seu filho vai ficar orgulhoso de ti?

Enfim, no argumento emocional você vai falar da sensação de poder que ele vai ter ao possuir aquele carro.

Já no argumento lógico, seria algo tipo: O carro é econômico, confortável, tem um material de qualidade, etc.

O bom vendedor sabe que o que vai fazer o cliente comprar é o argumento emocional, porém, sabe que também deve apresenta o lógico, pois o cliente usa isso para ficar de consciência limpa e justificar sua compra para o seu próprio inconsciente.

Sabendo como um bom vendedor faz, agora vamos para…

Como trabalhar uma COPY que vende milhões

Basicamente, você precisa tocar no lado emocional, encontrar o desejo certo da pessoa. E depois justificar com a lógica.

Saiba que o processo para vender um infoproduto é bem mais longo do que um produto físico, pois, ninguém acorda pensando “Hoje eu preciso comprar um infoproduto”.

Muitas vezes a pessoa acaba comprando um infoproduto no impulso, pois, a copy foi capaz de tocar no ponto chave dela. E não tem nada de errado nisso (desde que o seu produto seja bom e apresente uma solução real para a pessoa). 

Obs.: É importante ter ética ao escrever as suas copys, sem prometer mais do que vai entregar. Mesmo porque, do contrário você terá muita dor de cabeça com reembolsos. 

E para que você consiga de fato acertar na COPY, é preciso fazer um estudo profundo do Avatar e conhecer bem os seus desejos / medos.

Outra dica importante é você criar conexões com a pessoa.

Para criar conexão, uma forma que gosto muito é a Jornada do Herói.

Se você ainda não conhece a Jornada do Herói, leia este meu outro artigo AQUI, que eu me aprofundo mais neste tema.

Lembre-se da dica mais importante que você leu neste artigo (e provavelmente a dica mais importante que existe sobre copywriting):

As pessoas compram no emocional e justificam na lógica.

Dessa forma, para conseguir vender em grande escala, você precisa descobrir os motivos inconscientes do seu cliente.

Como encontrar os motivos inconscientes

Normalmente você consegue isso através do aprofundamento nos níveis dos questionamentos.

Exemplo:

Para quer vc quer mais dinheiro?

Resposta padrão 1: Porque quero mais segurança.

Mas porque você quer mais segurança?

Resposta padrão 2: Para dar um conforto maior para minha família.

E porque você quer dar um conforto maior para sua família?

Resposta CHAVE: Porque na minha infância meus pais não tinham orgulho de mim e me criticavam.

BINGO!

O que vai te auxiliar a encontrar estes reais medos, desejos e dores do seu cliente, é fazer um estudo aprofundado do Avatar.

Desta forma, você terá em mãos um levantamento dos principais pontos que deve tocar ao escrever seus textos persuasivos.

Lembre-se também, a pessoa normalmente lê ou escuta a sua COPY sozinha. Portanto, não tem ninguém para julgar ela.

A programação do ser humano

O ser humano é programado para buscar algumas coisas de forma instintiva e você deve encaixar elas nas suas copys:

  • Poder
  • Segurança
  • Controle (controlar a própria rotina)
  • Aceitação social
  • Liberdade
  • Sobrevivência da Espécie
  • Desafio em busca do conhecimento
  • Prazer
  • Segredos (O jeito que ninguém sabe sobre tal coisa)
  • Herança familiar

Uma boa COPY sempre está acompanhada de Gatilhos Mentais

gatilho mental - Copywriting | O que é e como ganhar dinheiro com isso

Pode observar por aí, um elemento sempre presente em textos persuasivos são os Gatilhos Mentais.

Gatilhos Mentais, basicamente são técnicas de persuasão que se relacionam com as emoções e percepções sociais presentes em todos os seres humanos.

Existem vários gatilhos, porém, vou listar para você os 5 mais poderosos que você pode utilizar nos seus textos ou vídeos:

Gatilho Mental da Escassez

É o gatilho que ativa no seu prospecto aquela sensação de que se ele não fizer isso agora, ele vai perder uma oportunidade única.

Este gatilho pode ser ativado principalmente de três formas: Com preço, vagas ou BÔNUS.

Gatilho Mental da Autoridade

Consiste simplesmente em você ser autoridade no assunto em que fala, o que automaticamente gera mais credibilidade e facilita muito o processo de persuasão.

Se você ainda não for uma autoridade no seu nicho, a única forma de conseguir ativar este gatilho é conseguindo o endosso de alguma autoridade.

Como por exemplo, se você for vender um produto de emagrecimento, procure ter o endosso de algum nutricionista famoso  ou então de algum Digital Influencer relacionado ao assunto. 

Gatilho Mental da Curiosidade

Este é mais um poderoso gatilho mental, pois o ser humano é curioso por natureza.

Ele consiste simplesmente em você ativar na cabeça do seu lead o desejo de saber mais, ou seja, deixá-lo curioso com o que você está oferecendo.

Este gatilho é ainda mais poderoso quando usado em assuntos controversos ou polêmicos.

Gatilho Mental da Prova Social

O Gatilho Mental da Prova Social nada mais é do que mostrar ao seu prospecto cases de sucesso ou depoimentos de pessoas que provaram a solução que você oferece. 

Já reparou que ao avistar um restaurante cheio e outro vazio, a sua mente te faz escolher o cheio, por automaticamente julgá-lo ser melhor, pelo simples fato de ter mais gente nele?

Isso ocorre por causa do gatilho da prova social.

Gatilho Mental da Reciprocidade

Este é o mais poderoso de todos e você tem que buscar ao máximo utilizar ele.

É a famosa amostra grátis do supermercado.

Este gatilho consiste em você entregar algo gratuitamente para o seu cliente e isso ativar nele uma vontade inconsciente de retribuir.

Conclusão sobre Copywriting | O que é e como ganhar dinheiro com isso

copy - Copywriting | O que é e como ganhar dinheiro com isso

Agora você está pronto utilizar copywriting e ter sucesso.

Basta fazer um bom estudo de avatar (não se esqueça, essa é a base de tudo) e também tocar nos pontos listados neste artigo (gatilhos mentais e pontos que o ser humano é programado para procurar).

Eu costumo dizer para os meus mentorados ou para pessoas que compartilho conhecimento de marketing digital em geral, que COPY é um dos principais, senão o principal fator determinante para o sucesso de um projeto.

Dessa forma, se você está neste meio digital e ainda não deu valor a este assunto, pare tudo que você anda estudando no momento e mire para o seu aperfeiçoamento nele.

Por mais que você não pretenda ser um copywriter, vai terceirizar ou então trabalhar apenas com copys prontas, de qualquer forma você precisa entender bem o assunto.

Não se esqueça o que enfatizei bem no decorrer deste artigo, COPY não serve APENAS para vendas.

Mas quando se trata de vendas, basta acertar a mão em uma copy que você consegue fazer milhões.

Portanto, copywriting pode mudar a sua vida.

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